MENU

accessible_forward Acessibilidade
13 de outubro de 2015 Cultura

Teatro Infantil a “A Bruxinha” troca ingressos por litro de leite

Entretenimento na medida para as crianças, a peça A Bruxinha, apresentada pela Cia Truks, poderá ser vista nesta quarta-feira, 14, às 20h00, no Grupo Ginástico. Para assistir ao espetáculo, próprio para o público infantil, basta levar um litro de leite a um dos pontos de troca e pegar o ingresso. A troca do leite pelo ingresso pode ser feita na Unicred Rio Claro, Avenida 09, 783 – Centro; Sicoob Crediacirc, Avenida 03, 243 – Centro; e Cotrarc, Avenida 61, 1497 – Jardim Anhanguera. As três instituições patrocinam o evento, que é uma iniciativa do Mosaico na Estrada, programa cultural do Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).

O leite arrecadado será repassado ao Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro, que distribuirá as doações para as entidades assistenciais cadastradas. “A peça é uma homenagem à Semana da Criança, e, neste caso, trata-se de uma diversão que também tem caráter humanitário, pois o leite é produto essencial na mesa das famílias carentes”, afirma a presidente do Fundo, Rosana Pinhatti Altimari.

O espetáculo é inspirado na obra da escritora Eva Furnari, A Bruxinha Atrapalhada, um grande momento da literatura infantil brasileira. Em cena, o que se observa é a técnica japonesa do Bunraku, em que três atores, simultaneamente, animam o mesmo boneco, conferindo-lhe movimentos precisos.  O público é apresentado a uma bruxinha que se diverte no palco inventando mágicas e fazendo novos amigos, com os quais partilha suas aventuras, entre eles um engraçado Leão e um Dragão, de nome Gregório, seu admirador.  O show, porém, é interrompido com a chegada de um monstro muito desajeitado, que deseja “testar” a varinha de condão da Bruxinha. A partir daí uma sucessão de imagens narra o duelo do monstro com a Bruxinha e seus amigos.

A Cia Truks completa 25 anos de sucesso em 2015. E o repertório escolhido para Rio Claro é justamente a peça de estréia da trupe, em 1991.  Já o Mosaico na Estrada foi lançado em 2001 e conta atualmente com a parceria de cerca de 140 cooperativas. Seu planejamento e execução envolvem as cooperativas em ações sociais, levando cultura de qualidade às populações de diversas regiões do Estado.  Essas ações são revertidas em atos solidários, pois os ingressos são trocados por itens de alimentação ou higiene pessoal doados para as instituições das cidades que sediam os eventos.

Pular para o conteúdo