O prefeito Du Altimari esteve quinta-feira (18) em Brasília para novos encaminhamentos sobre o aeroporto regional, empreendimento que o município de Rio Claro pleiteia no governo federal juntamente com outros municípios da região, como Cordeirópolis, Iracemápolis e Piracicaba. “Alguns passos já foram dados e agora estamos em contato com técnicos que cuidam diretamente do assunto para obtermos orientações sobre a sequência do processo”, afirma Altimari.
Em Brasília, o prefeito de Rio Claro se reuniu com técnicos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), órgão da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O secretário municipal de Governo, Marcos Pisconti, também participou da audiência com o coordenador geral de convênios Thiago Meirelles Pereira, e com os técnicos Paulo Certo e Juliano Noman.
Na semana passada, o prefeito de Rio Claro, e os prefeitos de Iracemápolis – Valmir Gonçalves de Almeida, e de Cordeirópolis – Amarildo Antonio Zorzo, foram recebidos em audiência pelo ministro da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, para tratar do assunto. Os prefeitos apresentaram ao ministro as documentações que deram início ao processo de desapropriação das áreas para receber o aeroporto.
O ministro Moreira Franco se mostrou satisfeito com o entusiasmo dos dirigentes municipais em tomarem medidas que poderão colaborar para que o aeroporto seja construído e afirmou que, se o projeto continuar preenchendo os critérios técnicos, tem amplas possibilidades de ser implantado. O fato de Rio Claro e Piracicaba, dois municípios de médio porte, estarem relacionados na lista de cidades do programa do governo federal para construção e ampliação de aeroportos representa um reforço a mais nas pretensões da região em ter um aeroporto.
A próxima etapa agora será um minucioso levantamento do espaço aéreo na área localizada próxima ao pedágio da estrada Rio Claro/Piracicaba, local indicado para receber o empreendimento. Numa análise preliminar, realizada em março a partir de sobrevôo e vistoria em solo, representante da Secretaria de Aviação Civil sinalizou positivamente ao local escolhido.
Na tarde desta sexta-feira, a construção do aeroporto regional também foi assunto em encontro do prefeito Du Altimari com o vice-presidente Michel Temer, em São Paulo.
O Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, lançado em dezembro pela presidente Dilma Rousseff, prevê investimentos da ordem R$ 1,6 bilhão em 65 aeroportos no Sudeste do País. O programa do governo federal deverá investir R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais. O objetivo é que 96% da população brasileira esteja a menos de 100 km de distância de um desses aeroportos, todos aptos a receber vôos regulares.