A Barthmann Indústria Metalúrgica é a primeira empresa a aderir ao programa Adote uma Praça em Rio Claro, que prevê a revitalização de áreas públicas por meio de parcerias com a iniciativa privada, instituições e munícipes. O termo de adesão ao convênio com o município foi assinado nesta sexta-feira (26) no paço municipal. A praça adotada fica na Avenida Brasil com a Rua Schobell, no Distrito Industrial, próxima à rotatória Aroldo Bathmann. Os trabalhos de revitalização da praça devem começar na próxima semana.
A parceria ocorre por dois anos, período em que a empresa fará projeto de revitalização, serviços de jardinagem e manutenção da praça. Esse prazo pode ser renovado por igual período se houver conformidade entre as partes. “É uma grande satisfação para a empresa adotar essa praça em parceria com o poder público. É uma forma de contribuir com a cidade onde nossa empresa está instalada”, afirma Sandra Custódio Corrêa Ticiano.
O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destaca a importância das parcerias para o município. “O poder público sozinho não consegue fazer tudo. As parcerias são fundamentais para a realização de projetos e ações em benefício da comunidade”, comenta Juninho, frisando que moradores e a população em geral devem colaborar com a preservação dos espaços públicos deixando a cidade mais bonita.
A lei que institui o programa Adote uma Praça foi atualizada em setembro deste ano. “Nosso objetivo é preservar as áreas verdes na zona urbana do município, ampliando as opções e espaços de lazer para a população e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, explica o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo.
Rio Claro tem 146 praças. As empresas, instituições e munícipes interessadas em adotar uma delas podem procurar a Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, que fica no paço municipal. “Algumas negociações estão em andamento e temos expectativa de assinar novos termos em breve”, informa Amanda Servidoni da Silva, diretora municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Captação de Recursos e Convênios.
O adotante recebe permissão de uso da praça onde pode instalar placa publicitária no local, respeitando a padronização definida pela prefeitura.