MENU

accessible_forward Acessibilidade
15 de abril de 2011 Governo e Relações Institucionais

Cadastro Único supera expectativa no Jardim Santa Maria

Além de cadastro e atualização, munícipes aproveitaram o mutirão para se informar a respeito de outros programas sociais, como o “Minha Casa, Minha Vida”

Apesar da chuva, um grande número de pessoas foi atendido pelo setor de Cadastro da Secretaria Municipal de Ação Social na atividade realizada na tarde do dia 2, sábado, no Jardim Santa Maria.

A maioria era munícipes beneficiados por programas como o Bolsa Família. “Essas ações fortalecem a Gestão do Cadastro Único, já que a modalidade de mutirão é uma das estratégias utilizadas para localizar famílias”, diz Paulo de Tarso Hebling Meira, diretor de Planejamento e Políticas Intersetoriais.

Paulo explica que no Jardim Boa Vista, bairro que recebeu o mutirão anterior, o índice de comparecimento foi o mesmo levantado nos cadastramentos feitos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), enquanto que no bairro Santa Maria o índice de 50% superou as expectativas. “Esta estratégia de mutirão tem se mostrado a mais eficaz no cadastramento das famílias”, afirmou.

No bairro Jardim Boa Vista foram 70 pessoas convidadas para realizar a inclusão ou atualização cadastral. Compareceram 20 pessoas, o que resulta num índice de 30% de comparecimento. Já no bairro Jardim Santa Maria foram convidadas 16 pessoas e compareceram oito, o que resulta num índice de 50% de comparecimento.

A roceira Eunice Lopes Silva foi atendida pela equipe e contou que a importância daquele serviço está na oportunidade que proporciona àqueles que não têm facilidade de se deslocar do bairro no dia a dia. “No bairro, só não comparece quem não quer”, completou.

A dona de casa Sueli dos Santos, que precisava consultar se seu benefício do Bolsa Família ainda se encontrava ativo, disse a presença dos cadastradores no bairro “é muito importante, estávamos precisando receber um evento como esse”.

Josiane da Cunha, doméstica, se informou quanto ao “Minha Casa, Minha Vida” e afirmou que o programa “é uma bênção, o sonho do pobre é ter casa”.

Durante o atendimento à população foram distribuídos folhetos com orientações sobre os serviços oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Skip to content