Lideranças comunitárias, entidades e representantes no Orçamento Participativo participam nesta terça-feira, 20, às 19 horas, no salão de audiências do gabinete, da primeira reunião preparatória à Conferência da Transparência e Controle Social, organizada pela Secretaria de Governo da prefeitura com o apoio de demais setores da administração.
O encontro servirá para desenvolver as estratégias de participação popular na conferência, que está sendo considerada uma das mais importantes já realizadas no estado democrático.
A Consocial será realizada em Rio Claro nos dias 9 e 10 de dezembro e deverá ter 60% de participação da sociedade civil, 30% do poder público e 10% dos conselhos municipais.
Nela estão inseridos dois eixos principais que irão nortear os trabalhos e debates: “Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos” e “Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”.
Para o dia 27, também às 19 horas, na prefeitura, está programada reunião com os conselhos municipais. A Secretária de Governo, Olga Salomão, disse que é de fundamental importância que todos os conselhos, principalmente aqueles que trabalham com controle social, se façam presentes em todas as etapas de realização da conferência.
O objetivo principal da Consocial é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade na gestão pública contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.