Os conselhos municipais reunidos na noite de terça-feira, 27, no salão de audiências do gabinete, devem apresentar até a próxima quarta-feira, 05, os nomes indicados para a composição da comissão que irá organizar a 1ª Conferência da Transparência e Controle Social.
A secretaria de Governo da prefeitura agiliza os preparativos para a conferência que está sendo considerada a mais importante já realizada no Brasil. Será a primeira vez que o país irá discutir os mecanismos para que a população possa ter acesso e controle sobre os atos da máquina pública. “Isso é histórico”, avaliam o prefeito Du Altimari e a vice-prefeita e secretária de Governo, Olga Salomão.
Rio Claro realiza a Consocial nos dias 9 e 10 de dezembro e até lá deverão acontecer as pré-conferências. O objetivo principal é organizar a sociedade rio-clarense para o debate que inclui entre seus eixos a transparência do poder público e o combate a corrupção.
O prefeito Du Altimari tem reafirmado o seu discurso de campanha sobre a transparência. Em seu governo diversas medidas foram adotadas como a instalação do painel da transparência para que a população acompanhe os recursos que são recebidos e como são destinados; a realização de conferências em diversas áreas, tornando a administração pública um espaço democrático para discussões e propostas afinadas com a vontade popular; e o fortalecimento dos conselhos, que são órgãos gestores da comunidade junto à máquina administrativa.
A Consocial é prerrogativa da Presidência da República e acontecerá nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal.