Adeptos da cultura hip-hop e entidades ligadas a esse movimento em Rio Claro terão a oportunidade de aprender como buscar parcerias junto às diversas esferas do poder público. A prefeitura oferece no sábado (24) e domingo curso de capacitação voltado ao desenvolvimento e formalização de projetos de hip-hop que visam receber apoio institucional.
O curso acontece no telecentro do paço municipal a partir das 8 horas em iniciativa da Secretaria Municipal de Governo para estimular os integrantes do movimento hip-hop a inscreverem projetos para a captação de recursos.
Lideranças do movimento cultural de diversas cidades do estado de São Paulo estarão representadas no curso que acontece em Rio Claro a partir de parceria entre o governo municipal e Assessoria Estadual de Hip-Hop. Ainda é possível aos interessados fazerem inscrição nesta sexta-feira pelo telefone 3526-7161.
São vários os exemplos de destinação de recursos públicos na área do hip-hop. Um deles é o Proac Hip-Hop, que recebe projetos até o próximo dia três de agosto. Realizado pelo governo estadual por intermédio da Secretaria da Cultura, o Programa de Ação Cultural (Proac) lança anualmente edital com destinação de verbas para parcerias culturais em diversas áreas, inclusive o hip-hop.
Outra possibilidade é o Prêmio Preto Ghóes, que recebe inscrições até 11 de agosto em iniciativa do governo federal por intermédio do Ministério da Cultura, com o objetivo de estimular a valorização do movimento hip-hop. O programa vai premiar 128 iniciativas voltadas à promoção e fortalecimento da cultura hip-hop no Brasil.