MENU

accessible_forward Acessibilidade
14 de novembro de 2012 Cultura

Dança de rua promove capacitação e inserção social a jovem rio-clarense

Por meio de um trabalho intersetorial entre secretarias, a Prefeitura apóia o movimento breaking e presta homenagens ao dançarino Ruddy, primeiro campeão brasileiro em torneios do Chile

A Prefeitura de Rio Claro, por meio das secretarias municipais de Governo, Cultura e Ação Social, prestou homenagem ao dançarino Ruddy Miranda (22), na última segunda-feira (12). A homenagem deve-se à premiação do jovem no Torneio de Breaking Cerro Sudaka, realizado em Valparaiso, no Chile, em 2 e 3 de novembro e também ao seu compromisso junto à Casa da Amizade na disseminação da cultura de dança de rua.

“Uma pessoa que se empenha em vencer todos os obstáculos e consegue projetar-se internacionalmente por meio de uma cultura popular, merece nosso reconhecimento, bem como todo o movimento”, diz a vice-prefeita Olga Lopes Salomão. “Estive presente na última Batalha da Amizade, realizada em julho último, e fiquei impressionada com a dedicação dos participantes, a educação e a ordem no local. Temos muito que aprender com esses dançarinos, que fazem da dança de rua uma cultura de amizade”.

A secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira, declarou-se feliz pelo sucesso de Ruddy: “As conquistas deste jovem significam que estamos no caminho certo ao ‘cuidar das pessoas’, oferecendo-lhes capacitação e oportunidades de trabalho, como elas necessitam. Ajudando-as a realizar os seus sonhos, estamos promovendo também a inserção social”.

A Secretaria de Ação Social fornece duas bolsas a dançarinos que desenvolvem o projeto de dança de rua na Casa da Amizade, por meio do Programa de Capacitação para o  Trabalho; a Secretaria de Cultura fornece condução ou passagens para os eventos fora de Rio Claro e a Secretaria de Governo disponibiliza seus computadores para que os jovens possam interligar-se com este segmento no mundo todo.

Após inserir-se no movimento breaking, o jovem dançarino conquistou novas amizades, descobriu uma profissão e desde 2011 tem uma renda que permite sustentar sua família, promovendo workshops, e participando de competições nacionais e corpo de jurados em eventos de breaking.

“Dançar me torna livre, me faz esquecer de todos os problemas. Quando danço, fico em paz com o mundo e comigo mesmo, esqueço os problemas e me sinto muito feliz, conseguindo, assim, expressar tudo o que sou.  Sinto-me ainda mais satisfeito por ter a chance de levar a outras pessoas a certeza de que é possível sonhar e que é possível realizamos nosso sonho, se realmente acreditarmos nele”.

Ruddy entrou para o mundo da dança de rua quando tinha seis anos, orientado pelo seu irmão José Luiz Miranda (Índio), que já praticava o breaking em Rio Claro há 20 anos, promovendo eventos e bailes breaking. Reconhece e agradece a influência e os ensinamentos de Alexandre Garcia e Robson Gonçales (primeiros B.Boy de Rio Claro), de seus irmãos Marcelo (B.Boy) e  José Luz Miranda,  Fernando Kamarão Zulu (dançarino de Pop e DJ da Batalha da Amizade, reconhecido nacionalmente), pelos ensinamentos.

Desde 2004 vem recebendo no Brasil dezenas de prêmios, dentre eles Harmônicas Batalhas (São Paulo), Tribos Festival 2010 e 2011 (Capão Redondo – SP), Mano a Mano (Jaboticabal – SP), InterItú (Itú-SP), Cidade X Cidade (Ribeirão Preto – SP), Batalha da Amizade 2004 e 2006 (Rio Claro-SP).

O jovem credita o prêmio obtido no Chile, durante uma batalha de breaking, à base de breaking diferenciada que tem, devido à influência da mistura de diversos tipos de danças praticadas no Brasil, como frevo, maracatu, capoeira, samba, ballet, jazz e outras.

Breaking em Rio Claro – Por um período Ruddy já foi contemplado com bolsa do projeto Capacitação para o Trabalho e hoje repassa seus conhecimentos aos interessados em dança de rua, na Casa da Amizade, localizada no Centro de Voluntariado (Rua 2 -Antigo Auto-Clube Rio Claro). As aulas acontecem às quartas e quintas-feiras, das 19 às 22 horas e são abertas, gratuitamente, a pessoas de sexo feminino e masculino na faixa etária de 8 a 30 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9735-5124.

Batalha da Amizade – Evento promovido por B. Boys e B. Gilrs, integrantes do movimento Hip-Hop. Em Rio Claro ocorrem desde 2002, nos primeiros anos na escola Professor João Batista Leme, nos três anos seqüentes na Associação Moradores do Arco-Íris, em 2008 no Sindicato dos Eletricitários e a partir de 2009 no Centro Cultural, com infraestrutura a cargo da Prefeitura, quando passou a contar com a participação de mais de 2.000 dançarinos provenientes do movimento Hip-Hop do Brasil e do exterior. É voltado aos integrantes do movimento, com a finalidade de trocar experiências e valorizar a amizade. A próxima Batalha da Amizade será realizada em julho de 2013 e prevê a participação de aproximadamente 3.000 pessoas.

Pular para o conteúdo