MENU

accessible_forward Acessibilidade
08 de abril de 2011 Governo e Relações Institucionais

Olga se encontra com Dilma e ministros em Brasília

A vice-prefeita e secretária de governo de Rio Claro, Olga Salomão, teve agenda cheia na terça-feira, 5, em Brasília, ao participar como convidada especial de João Coser, presidente da entidade, da reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). “Foi uma distinção, um gesto de amizade e cortesia dele para conosco”, explicou Olga ao justificar a atitude de Coser, também prefeito de Vitória (ES), de incluí-la num encontro reservado, a priori, aos prefeitos.

A agenda na capital sucedeu a programação que a vice-prefeita cumpriu ao lado do prefeito Du Altimari na apresentação, no Ministério das Cidades, de projeto desenvolvido pela empresa Brascabos, de Rio Claro. O chicote foi apresentado aos responsáveis do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, na perspectiva de ser uma solução econômica e de fácil instalação ao setor elétrico dos empreendimentos.

Segundo Olga, nos encontros que teve com autoridades de vários ministérios, foram enfatizadas questões que já compõem o elenco de reivindicações do município ao governo federal. “Com a presidenta Dilma, com quem tivemos a oportunidade de conversar, destacamos as potencialidades demonstradas pelo projeto de instalação industrial elétrica da Brascabos e ela se mostrou muito interessada na continuidade dessa conversa”, confirma a vice-prefeita.

Entre os vários contatos feitos, Olga se referiu às negociações com o governo federal, já bem evoluídas desde 2010, para que, especialmente, Rio Claro e outros municípios que enfrentam a mesma situação, tenham remidas suas dívidas com a extinta Rede Ferroviária Federal, por conta do uso de terrenos da antiga estatal. “Conversamos com dirigentes da Secretaria de Patrimônio da União e fomos inteirados de que o desfecho das negociações deverá ser favorável aos nossos pleitos, colocando um fim na questão destes precatórios”, avaliou a vice-prefeita.

Na esteira dos fatos que marcaram as últimas semanas, envolvendo declarações tidas como possivelmente racistas e homofóbicas, atribuídas a um parlamentar carioca, a vice-prefeita teve a oportunidade de se avistar com a ministra-chefe da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes. “A convidamos para que esteja conosco no final deste mês, em Rio Claro, num ato importantíssimo para a causa dos direitos humanos no país, que resgata as vítimas do regime militar em nossa cidade”, declarou.

A vice-prefeita também visitou uma exposição com obras de mulheres que figuram na galeria principal das artes plásticas brasileiras, incluindo grandes nomes da Semana da Arte Moderna de 1922. “Uma exposição realmente belíssima, que dignifica a mulher brasileira e a arte produzida neste país de tantas facetas culturais”, definiu Olga, que também dialogou com o vice-presidente, Michel Temer, com os ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Alexandre Padilha (da Saúde) e com o deputado federal Newton Lima.

Skip to content