MENU

accessible_forward Acessibilidade
18 de setembro de 2025 Governo

Praça em frente a Igreja da Boa Morte passa a se chamar Diácono Valdir Huppert

Um dos pontos centrais mais conhecidos de Rio Claro será renomeado. A praça Sete de Setembro, conhecida popularmente como praça da “Boa Morte”, passará a se chamar praça Diácono Valdir Augusto Huppert. A Lei n.º 5907 de 26 de junho de 2024, que propõe a mudança, é de autoria do vereador Serginho Carnevale (PSD) e foi aprovada pela Câmara de Vereadores.

Quem foi Valdir Augusto Huppert?

Huppert nasceu no dia 12 de maio de 1941 e recebeu a ordenação diaconal em 19 de junho de 1994, inicialmente vinculado à Paróquia de Santana, tendo exercido seu ministério como diácono permanente e depois emérito por quase 30 anos. Lecionou como professor em diversos cursos no Claretiano – Centro Universitário, onde foi admirado por sua humanidade e excelência acadêmica, por cerca de 20 anos, e há, mais de 40 anos, simultaneamente às atividades acadêmicas, exerceu a advocacia, nas áreas Cível, Tributária, Empresarial e Trabalhista.

Seu legado ultrapassa gerações, não apenas como professor, mas também como um homem de fé inabalável, e é marcado pela solidariedade e pelo amor ao próximo. Valdir Huppert exerceu o papel de Diácono na Paróquia de Santana e na Paróquia São Francisco de Assis, realizando inúmeras atividades que incluíam a celebração de casamentos, batizados e bodas. Era reconhecido por suas palavras sábias e seu entusiasmo contagiante, especialmente durante as celebrações matrimoniais, onde sua presença era sinônimo de paz e serenidade.

Constitui família com Neyde Pantoja Huppert (falecida no dia 16 de março de 2022 aos 80 anos), com quem contribuiu na administração de estabelecimento comercial no centro, atuante no ramo de tecidos e confecções, na época conhecida como “Loja Jussara”, ainda nos anos 1990. Sua família aumentou com a chegada de suas filhas, Gisele Adriana e Érica Simone, respectivamente casadas com Antonio Ayres e Luis Gonzaga, e, há 15 anos, com sua neta Ana Clara.

No dia 05 de maio de 2024, aos 82 anos o diácono Valdir Augusto Huppert veio a falecer. O velório foi realizado na Paróquia Matriz de Santana, onde uma missa de corpo presente foi celebrada. O sepultamento ocorreu no Cemitério São João Batista, em Rio Claro.

Em seu memorial, inúmeras pessoas deixaram mensagens de carinho e saudade, destacando sua serenidade, educação e a paz que transmitia por onde passava.

Pular para o conteúdo