“A semana está sendo muito proveitosa para as discussões do Plano Diretor. Nos encontros realizados temos visto uma população participativa, preocupada e compreensiva ao trabalho que a prefeitura vem realizando”, disse Olga Salomão, secretária de governo e coordenadora dos debates sobre o documento que vai nortear o funcionamento da cidade por uns bons anos.
De fato, nos encontros realizados, o público, embora um tanto diminuto em função das fortes chuvas que caem justamente no horário das apresentações, tem se mostrado concentrado e aberto à participação e ao consenso.
Muitos cidadãos têm-se manifestado nas reuniões expondo suas ideias sobre o complexo assunto e elogiando a maneira como a prefeitura vem conduzindo o trabalho. “O público tem entendido os nossos esforços e sabe que essa administração tem o perfil da transparência e do entendimento; isso nos fortalece a continuar neste caminho”, reitera Olga.
No encontro de quarta-feira, 18, quando o arquiteto José Magalhães Jr. expôs, definiu e exemplificou sobre as OUCs – Operações Urbanas Consorciadas – que é uma sugestão ao Plano Diretor de Rio Claro, o prefeito Du Altimari lembrou todas as discussões que seu governo abriu sobre o assunto, inclusive o espaço que foi cedido ao CDU – Conselho de Desenvolvimento Urbano – para que avaliasse e ajudasse na revisão do Plano Diretor elaborado em 2007.
“Demos total apoio para que a sociedade participasse. Não há interesse nenhum em proteger ninguém. Estamos discutindo para fazer o planejamento de Rio Claro”, esclareceu o prefeito.
As audiências públicas que vão ampliar a discussão já com propostas públicas estão marcadas para os dias 24, 25 e 26, às 19 horas, no salão nobre da Câmara Municipal. Todas as informações sobre o Plano Diretor podem ser conseguidas através do site www.rioclaro.sp.gov.br.