Cursos profissionalizantes gratuitos serão disponibilizados ao município de Rio Claro neste ano pelo governo estadual. Para tratar do assunto e dar seguimento aos procedimentos necessários, o prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria, esteve na terça-feira (14) em São Paulo, onde se reuniu com Alexandre França, diretor técnico da Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissional, do governo estadual.
“A capacitação é cada vez mais importante para que se consiga uma vaga no mercado de trabalho, então solicitamos apoio do governo estadual para a realização de cursos de qualificação em nosso município e felizmente estamos sendo atendidos”, destaca o prefeito Juninho.
Os cursos serão realizados por meio dos Programas Via Rápida Emprego e Via Rápida Expressa, que oferecem capacitações nas mais variadas áreas, priorizando o atendimento a quem está desempregado. Cada curso tem duração de um mês e, em Rio Claro, acontecerão nos meses de março e abril. As áreas de atendimento e o período de inscrições deverão ser anunciados em breve.
“As parcerias com outras esferas de governo tendem a contribuir com o trabalho que estamos desenvolvendo em Rio Claro para ampliar a oferta de emprego”, observa Eliseu Almeida da Silva, secretário municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico. O vice-prefeito Marco Antonio Bellagamba e a diretora de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Governo, Amanda da Silva Servidone, estiveram com o prefeito na reunião.
O Via Rápida é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. As aulas são oferecidas em veículos adaptados, que possuem área interna de 60 m² a 80m² e são equipados com instrumentos necessários para cada tipo de modalidade. Cada unidade atende até 20 alunos por turma.