Revitalização do Centro de Tradições Sertanejas, esperada pela comunidade há cinco anos, valoriza a música de raiz.
Agora com palco e mesas, o espaço utilizado pelo Centro de Tradições Sertanejas na praça “Vereador Sylvio Cassavia Filho”, em Rio Claro, está mais atraente para o público que todas as manhãs de domingo vai ao local para curtir o som sertanejo de raiz. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, entregou a obra no domingo (15) em evento com muita música, emoção e descontração do grande público que prestigiou mais uma conquista da comunidade. “Era um desejo de mais de meia década dos frequentadores dessa praça, que temos muita alegria de realizar”, destacou Juninho, enaltecendo a presença da comunidade. “A verdadeira qualidade de um espaço público como este está nas pessoas que o frequentam”, frisou.
Especialmente emocionado, o fundador do Centro de Tradições Sertanejas, Edoardo Ravelli, definiu o espaço revitalizado como o “santuário da música sertaneja de Rio Claro”, e destacou a importância não apenas cultural, mas também turística da iniciativa. “As apresentações de domingo trazem pessoas de várias cidades, como Piracicaba, Santa Gertrudes, Limeira e outras”, lembrou, reforçando o apelo da cultura sertaneja às origens da população e agradecendo a prefeitura pela sensibilidade da iniciativa. “É uma satisfação imensa”, resumiu.
Frequentadora assídua do local há mais de dois anos, Carmelita Helena, concorda. “Ficou uma maravilha, agora está cem por cento melhor”, afirma a moradora do bairro Chácara Lusa, fazendo coro com Francisco Carlos Simonetti, que destacou a colocação das mesinhas. “O palco também está muito bonito”, avaliou.
Entre as autoridades presentes, o vereador Adriano La Torre fez uso da palavra para relembrar o quanto as melhorias na praça eram esperadas pela comunidade, que há mais de cinco anos pedia pelo palco. “É um grande prazer ver esse sonho sendo realizado”, disse. Os vereadores Júlio Lopes e Geraldo Voluntário também representaram a Câmara Municipal no evento, que contou ainda com as presenças do vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, que foi acompanhado da esposa Luciana Bellagamba; e dos secretários municipais de Agricultura, Emílio Cerri; e de Governo, Ricardo Gobbi, que cresceu no bairro e também falou aos presentes. “Parabéns a todos os que acreditaram no sonho e ajudaram a concretizar essa vitória”, destacou.
Outro que mostrou entusiasmo pela revitalização do Centro de Tradições Sertanejas foi o frequentador Paulo Nakarihi, morador do Bairro do Estádio. “Antes era bom, mas agora está muito melhor, não tem comparação”, disse. O amigo Osvaldo Botion, do Jardim Olímpico, concordou. “Melhorou bem, está mais gostoso vir aqui”, comemorou.
Durante a inauguração, vários artistas utilizaram o palco no primeiro dia de atividade do renovado Centro de Tradições Sertanejas, dando um retrato musical da música de raiz em várias de suas vertentes. “A música sertaneja tem origens que remetem a vários países e várias culturas, por isso é muito rica”, explicou Edoardo Ravelli. O prefeito Juninho também subiu ao palco e cantou, junto com o irmão Jander, a música “Pra ser feliz”, um dos sucessos do cantor Daniel.
O Centro de Tradições Sertanejas fica na praça da Rua 14 entre as avenidas 12 e 14, Jardim Claret. As apresentações musicais, gratuitas, são realizadas todos os domingos das 10h30 às 12h30.Área de anexos