Se concessão for prorrogada, Rumo fará melhorias também em Rio Claro.
A prefeitura de Rio Claro e a Câmara Municipal estão acompanhando de perto a possibilidade de prorrogação antecipada da concessão ferroviária da Malha Paulista, pois a medida traria benefícios para o município. “Queremos ver concretizada a transferência das oficinas ferroviárias da região central para o bairro Jardim Guanabara, um grande avanço para o desenvolvimento da cidade”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que nesta quarta-feira (26) participou em Brasília, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), de um painel técnico para debater a prorrogação antecipada da Ferrovia Malha Paulista, com a presença do Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes e do ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas.
“Sabemos o quanto é importante para Rio Claro esta mudança da ferrovia e, portanto, a Câmara Municipal continua dando total apoio às medidas administrativas que levem à concretização deste antigo sonho”, informa o presidente André Godoy, que ao lado do vereador Val Demarchi, acompanhou o prefeito Juninho no encontro em Brasília.
O prefeito ressalta que a Câmara respondeu positivamente quando foi preciso alterar o Plano Diretor para que a região do Guanabara tivesse condições legais de receber as novas oficinas ferroviárias.
Juninho e André Godoy destacam que os investimentos a serem feitos no setor ferroviário de Rio Claro também representam geração de emprego e renda e mais recursos financeiros para a cidade e região.
Malha Paulista
O contrato vigente prevê o encerramento da referida concessão em dezembro de 2028. O Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentaram proposta de prorrogar antecipadamente a concessão por mais 30 anos. Em contrapartida, a empresa que hoje opera a concessão – Rumo, do grupo Cosan – se comprometeria a realizar obras de ampliação da capacidade e de resolução de conflitos urbanos nas cidades paulistas que são atravessadas pela ferrovia.