MENU

accessible_forward Acessibilidade
06 de março de 2026 Governo

Rio Claro assina adesão ao projeto “Cidades Antirracistas”

Prefeito assinou carta de adesão e também deu posse ao Conselho da Comunidade Negra.

O município de Rio Claro passou a fazer parte do projeto “Cidades Antirracistas”, que é desenvolvido em parceria com a Rede de Enfrentamento ao Racismo, vinculada ao Ministério Público do Estado de São Paulo, e com o Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
Ao assinar a carta de adesão ao projeto, o prefeito Gustavo afirmou que a iniciativa “é mais uma demonstração do compromisso de Rio Claro com a efetivação do combate ao racismo em suas múltiplas formas”.
A cerimônia foi realizada na quinta-feira (5), no paço municipal, onde o prefeito também deu posse ao Conselho Municipal da Comunidade Negra, que, até o final deste ano passará a ter nova denominação e maior número de conselheiros. Essas alterações atendem à nova situação do município, que, desde janeiro, faz parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
Detalhes do projeto “Cidades Antirracistas” foram apresentados pelo promotor Thiago Rodrigues Cardim e por Antônio Carlos Barros, da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania. O Pacto Coletivo do Cidades Antirracistas visa fortalecer políticas públicas de promoção da igualdade racial, enfrentamento ao racismo estrutural e institucional, e garantia de direitos, consolidando uma agenda regional comprometida com justiça social, inclusão e equidade.
No evento desta quinta-feira, o prefeito Gustavo recebeu relatório da Conferência Municipal de Igualdade Racial, realizada no ano passado, e entregou aos novos conselheiros cópia do documento que oficializou Rio Claro no Sinapir.
Também participaram os vereadores Éric Tatu, Elias Custodio, Claudiano Galdino, Néia Garcia, Sivaldo Faísca e Hernani Leonhardt, a vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme, Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social, o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Ronivaldo Gardiano da Silva, secretários municipais, os prefeitos Gino (de Santa Gertrudes), Nelita Fracischini (de Iracemápolis) e Maria Luíza Prata (de Ipeúna), representantes da sociedade civil, Flávia da Silva, supervisora de Políticas Especiais, Sabrina Pereira, coordenadora do SOS Racismo, e Hélio do Carmo, assessor dos Direitos Raciais.

Pular para o conteúdo