A Sepladema – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente – e a Secretaria de Governo finalizam nesta quarta-feira, 29, o relatório final da 4ª Conferência da Cidade, realizada na sexta-feira e sábado, 24 e 25, no NAM – Núcleo Administrativo Municipal.
Toda documentação conclusiva, reunindo 76 propostas aprovadas em plenária na tarde do sábado, passa por formatação que irá sintetizar as propostas de caráter estadual e que serão encaminhadas para a Conferência Estadual, programada para ser realizada entre julho e setembro, na cidade de São Paulo.
A 4ª Conferência da Cidade foi aberta na noite de sexta-feira pela vice-prefeita e secretária da Sepladema, Olga Salomão, que em sua fala destacou a participação popular na discussão do futuro de Rio Claro e na importância e responsabilidade da conferência como forma “de pensar a cidade e sua organização”.
Olga pontuou as dificuldades que a prefeitura enfrenta para solucionar problemas da falta de planejamento urbanístico que ocorre há décadas em Rio Claro, como loteamentos aprovados em regiões de preservação e a criação de bairros distantes de infraestrutura onerando os cofres públicos nas providências que precisam ser tomadas para a qualidade de vida de seus moradores. A vice-prefeita e secretária também mencionou os bairros que existem há mais de 50 anos e que não possuem escrituras e a necessidade de reestudo do mapa genérico que há 24 anos não é atualizado. “Hoje ninguém sabe quanto custa a terra em Rio Claro”, acrescentou.
Para um público de 200 pessoas, o secretário de Segurança de Rio Claro, Dr. Gustavo Viégas, falou sobre a criminalidade e a ocupação dos espaços urbanísticos em Rio Claro, tema de sua tese de doutorado apresentada na Unesp recentemente.
À mesa principal foram chamados, além de Olga, o presidente da Câmara, Agnelo Matos; os secretários de administração Marcos Pisconti Machado, José Maria Chiossi e Gustavo Viégas; a diretora da Sepladema, Adriana Quites Arantes e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Urbano, Marcos Pezzotti.
A Conferência da Cidade terminou no sábado à tarde com a eleição de 17 delegados para a Conferência Estadual.