MENU

accessible_forward Acessibilidade
10 de março de 2016 Justiça

Prefeitura conclui pagamento e ‘Benitão’ é patrimônio municipal

O estádio Benito Agnelo Castellano está em vias de ser oficializado como patrimônio público do município de Rio Claro. Com o depósito da última parcela de pagamento no processo de desapropriação, a prefeitura agora aguarda apenas a formalização cartorial para que estádio passe de forma definitiva para o nome do município. “É uma aquisição de importância histórica, já que há mais de 40 anos o ‘Benitão’ faz parte da vida esportiva, cultural e social de Rio Claro”, comenta o prefeito Du Altimari. “É um patrimônio da cidade que está sendo preservado”, observa Altimari.

De acordo com o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Gustavo Perissinotto, o pagamento da última das 65 parcelas da desapropriação foi feito na semana passada. A prefeitura já requereu à Justiça a expedição da carta de sentença que será encaminhada ao registro de imóveis para que o estádio passe a ser formalmente do município.

A prefeitura já tinha a posse provisória do estádio desde o início do processo de desapropriação, que teve a primeira parcela paga pelo município em maio de 2010. “Entretanto, com o fim do pagamento, o município terá a escritura definitiva do imóvel”, explica o secretário de Esportes, Reginaldo Breda.

No início da municipalização do estádio, o imóvel foi avaliado em R$ 4.372.000,00. Desse valor foi feito abatimento de 1.244.885,63 referentes a dívida do Velo Clube – então proprietário do estádio – com os cofres públicos municipais.

Enquanto aguarda a finalização burocrática da desapropriação, a prefeitura planeja ações referentes ao estádio. Uma delas é fazer cessão de uso para que o Velo Clube continue utilizando o estádio e tenha mando de jogo nos campeonatos que disputar. Parceria similar existe entre a prefeitura e o Rio Claro FC com relação ao estádio municipal Augusto Schmidt Filho. Velo e Rio Claro são clubes centenários e estão entre os mais antigos do Brasil. “Damos nosso apoio para a manutenção destas tradições da história da cidade”, comenta Breda.

Inaugurado em 1972 pela Associação Esportiva Velo Clube Rioclarense, o Estádio Municipal Benito Agnelo Castellano começou a ser construído em 1969 e fica na Rua 3, com capacidade para 8.136 pessoas. Em 17 de dezembro de 1978, em partida contra o EC São José, chegou ao público recorde de 14.922 pessoas.

Em quase 44 anos de existência, o estádio Benitão já foi palco de grandes partidas, entre elas o jogo de inauguração do campo, no qual o Palmeiras venceu o time da casa por 4 x 1.

Pular para o conteúdo