Catorze caminhões de sujeira e entulho foram retirados do Córrego Wenzel durante a operação de limpeza realizada pela prefeitura na quarta-feira (7). O trabalho foi feito em parceria com a empresa Stavias, que cedeu maquinário e funcionários para a realização do serviço. O trabalho aconteceu ao longo de um trecho de 150 metros do córrego, que tem cerca de seis metros de largura e fica nas imediações do Jardim Mirassol.
“Como não choveu pela manhã, aproveitamos o bom clima para fazer a desobstrução do canal”, explica o secretário de Manutenção e Paisagismo, Sérgio Guilherme. “O assoreamento do córrego estava causando prejuízos aos moradores das imediações”, completa, destacando a colaboração da empresa Stavias que disponibilizou uma grande retro-escavadeira e os operadores para que o serviço fosse feito. “Também mobilizamos vários servidores, máquinas e equipamentos da Secretaria de Manutenção, já que a situação do córrego era bastante complicada e exigiu grande soma de esforços”, acrescenta.
Devido à grande quantidade de sujeira, o córrego transbordou durante as chuvas dos últimos dias, causando transtornos à comunidade moradora nas proximidades do terminal rodoviário, no Jardim Mirassol.
O problema é intensificado pelo depósito irregular de lixo e entulho feito por parte da comunidade em terrenos daquela região, nas vias públicas e no próprio córrego. “Voltamos a solicitar a colaboração de todos no sentido de fazer o descarte correto de lixo e entulho”, frisa Sérgio Guilherme.
A prefeitura oferece uma série de serviços para que a comunidade tenha condições de auxiliar na limpeza da cidade. Rio Claro tem atendimento de coleta domiciliar de lixo em todos os bairros, também faz coleta seletiva em 100% dos bairros, dispõe de seis ecopontos onde são recolhidos entulho, sofás velhos e outros materiais inservíveis e, uma vez por mês, os bairros recebem a operação catabagulho para recolher todo tipo de material em desuso, como móveis, pneus e latas.