A Secretaria de Manutenção e Paisagismo deverá concluir em, aproximadamente, uma semana a limpeza no córrego Wenzel, no Jardim São Paulo. Estão sendo retirados galhos, entulhos e até lixo doméstico que foram arrastados para o curso d’água em períodos chuvosos ou mesmo equivocadamente descartados por moradores.
O titular da pasta, Sérgio Guilherme, explica que a região, como praticamente toda a cidade, tem recebido atenção praticamente contínua da prefeitura, respondendo às demandas indicadas pela população. “É a terceira vez que fazemos a limpeza no Jardim São Paulo e bairros vizinhos, um serviço que antecede a limpeza mais detalhada, uma espécie de pente fino, que passamos a executar em seguida”, disse.
O trabalho que está sendo executado com o apoio de funcionários e várias máquinas e caminhões é idêntico ao realizado pela secretaria há algumas semanas entre a Rua Zero e a linha férrea, numa vala que recolhe águas pluviais ao longo da via, desviando depois em direção à Floresta Estadual Edmundo Navarro, por galerias subterrâneas, alguns metros antes de chegar à Avenida 29.
Segundo a secretaria, o acúmulo de entulhos variados nestes locais é constante. “Por isso, a limpeza periódica é necessária para evitar transbordamentos e outros transtornos à população quando da ocorrência de chuvas torrenciais”, observa Guilherme. “O ideal é que estes serviços sejam feitos no período de estiagem, o que facilita o acesso das máquinas pesadas a estes locais e, principalmente, o trabalho das equipes envolvidas na limpeza”, acrescenta.
A ação da Secretaria de Manutenção e Paisagismo na limpeza de praças, canteiros centrais de avenidas e terrenos públicos foi intensificada nas últimos meses. E o resultado pode ser observado em todos os quadrantes da área urbana, influenciando uma boa parte da população a evitar descartes nessas áreas e garantir a durabilidade do serviço.