Vários bairros da cidade estão recebendo, esta semana, as equipes de limpeza de terrenos da Secretaria de Manutenção e Paisagismo. O trabalho é contínuo e vem sendo realizado desde o início de abril, retornando duas ou três vezes às regiões contempladas. “A estabilidade do clima, com chuvas esparsas, colabora para que as áreas permaneçam limpas por mais tempo”, justifica o secretário e titular da pasta, Sérgio Guilherme. Ele nota, ainda, que é sempre importante a preocupação das populações locais em preservar a limpeza feita pela prefeitura, evitando o descarte inadequado de lixo.
A partir desta segunda-feira (23), as equipes concentraram os serviços de limpeza na estrada da Jacutinga, Jardins Novo I e Novo II, Vila Indaiá, Cidade Nova e Vila Nova, abrangendo também os fundos do Centro Social Urbano João Rehder Neto, no Alto do Santana, além do trecho que vai do pontilhão do Inocoop até as proximidades da Avenida Kennedy. Uma das frentes avançava para o interior do Bairro do Estádio. Na semana passada, bairros como o Jardim Boa Vista entraram na programação de limpeza, que mobiliza várias equipes, tratores, implementos e caminhões que recolhem galhos e entulhos.
Segundo Sérgio Guilherme, os tratores vem na frente e fazem o trabalho mais pesado, enquanto os trabalhadores vêm na retaguarda, promovendo a limpeza onde os tratores não alcançam. “Aí, então, é feito um trabalho mais detalhado, de arremate do serviço”, acrescenta. Após algumas semanas, faz-se também uma operação pente-fino, que dá o acabamento, completa o secretário.