O município de Rio Claro ganhará em breve mais 175 árvores nativas. As espécies serão plantadas como compensação às sete árvores que precisaram ser retiradas no entroncamento da Avenida 29, Rua 9 e Via Kennedy, local em que será construída uma nova rotatória para reorganizar o trânsito de veículos naquela área.
As sete árvores foram retiradas pela Secretaria de Manutenção e Paisagismo nesta quinta-feira, 13. Durante o corte, confirmou-se que algumas delas tinham suas estruturas comprometidas, como indicaram os laudos técnicos.
A nova rotatória deverá melhorar o fluxo de veículos naquele ponto movimentado da malha viária urbana, a exemplo do que ocorreu com a rotatória da Avenida 50, entre outras intervenções similares realizadas no município nos últimos anos.
Para cada uma das sete árvores nativas outras 25 serão plantadas na cidade, totalizando a reposição de 175 árvores na flora urbana, incluindo as espécies cedro, angico, copaíba, ipê e sapucaia – todas com pelo menos 1,80m de altura. “Plantando mudas com este porte, ampliamos as chances de sucesso no procedimento”, observa o ecólogo Tadeu Ferreira.
Na Avenida 29, também foram retiradas quatro árvores não nativas. Embora a compensação não esteja prevista para o corte de espécies não nativas, o projeto paisagístico que irá finalizar a nova rotatória da Avenida 29 contemplará o plantio de várias árvores.