Os trabalhos de manutenção no Jardim Público de Rio Claro prosseguem. Após a remoção de árvores condenadas, que colocavam em risco os passantes e frequentadores da praça, a prefeitura está fazendo uma série de melhorias que incluem a troca da bomba de água no lago da deusa Diana e pintura nas guias que cercam os canteiros do jardim.
“O trabalho de manutenção é feito em todas as praças do município, e neste período de festas, quando aumenta bastante o movimento na região central, estamos intensificando os trabalhos em pontos de grande concentração de pessoas, como o Jardim Público”, explica o secretário de Manutenção e paisagismo, Sérgio Guilherme.
O sistema de bombeamento de água no lago da Diana foi reativado em 2009, quando a prefeitura restaurou a estátua da deusa, em um processo que revelou as características originais da obra.
A reativação da Fonte do Índio e as melhorias no coreto também fazem parte desse trabalho feito pela prefeitura no Jardim Público nos últimos cinco anos.
O Jardim Público é a principal referência do Centro Histórico de Rio Claro, teve sua construção iniciada há 128 anos e recentemente foi tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).