Após novo sistema de iluminação e amplo projeto de paisagismo, a Via da Saudade ganhou nova melhoria. A prefeitura de Rio Claro ampliou nesta terça-feira, 10, o número de lixeiras nos pontos de maior movimento de pedestres, dando continuidade ao trabalho de oferecer à comunidade condições para colaborar com uma cidade limpa. Desta vez, a Secretaria de Manutenção e Paisagismo instalou 35 lixeiras em toda a extensão da Via da Saudade, da Rua 8 até a Rua 16, em frente o Cemitério Municipal. Recentemente, 100 lixeiras foram colocadas na área central da cidade.
Os artefatos são fabricados em fibra resistente e o lixo neles depositados será recolhido regularmente, para evitar que fiquem cheios ou que exalem algum odor desagradável, assegurando a higiene necessária. Para remover o lixo com facilidade, as lixeiras são equipadas com sacos plásticos reforçados, que serão trocados freqüentemente.
“As lixeiras lembram o cidadão que é preciso manter a cidade limpa, trazendo a mensagem ‘Rio Claro mais limpa, é claro que eu quero’ impressa na parte frontal do equipamento coletor”, explica o secretário Sérgio Guilherme. O lembrete reforça toda a estrutura que o município construiu nos últimos anos para essa finalidade, com a introdução do serviço de cata bagulho, que percorre todos os bairros em intervalos de 30 dias, bem como a rede de ecopontos, que dispõe de seis unidades em funcionamento, inclusive aos sábados e feriados. A coleta de lixo domiciliar é diária na região central e feitas três vezes por semana na grande maioria dos bairros. O município também já estendeu a coleta seletiva a 100% da área urbana.