MENU

accessible_forward Acessibilidade
10 de janeiro de 2014 Manutenção e Paisagismo

Prefeitura instala contêineres para evitar sacos de lixo jogados em canteiros centrais

A prefeitura de Rio Claro está testando mais uma iniciativa que amplia os esforços do município por uma cidade mais limpa. Dez contêineres para receber os sacos com lixo doméstico foram instalados em pontos críticos com o objetivo de auxiliar a comunidade na hora de colocar esse material para ser recolhido pelos lixeiros. O lixo, devidamente embalado nos sacos plásticos, pode ser colocado nos contêineres nos dias e horários da coleta nesses locais.

Quatro contêineres foram instalados no trecho da Avenida 50 entre as ruas 3-A e 6-A, nas imediações do Jardim América, Vila Alemã e Jardim Ipê. Mais três estão no Cervezão, perto do posto São Paulo, em trecho da Rua 6. Outros locais receberam um contêiner cada: a Rua 14, em frente à padaria Claret; a Rua 1 em frente à entrada da antiga estação ferroviária (Centro); e a Rua M-17 entre as avenidas 25 e 27, onde acontece a feira livre do Cervezão. Cada contêiner tem capacidade para mil litros.

“Estamos ampliando a estrutura do município no que se refere à destinação dos resíduos sólidos”, comenta a vice-prefeita e secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Olga Salomão. “Queremos toda a comunidade como parte ativa desse trabalho para deixar Rio Claro mais limpa, bonita e agradável”, acrescenta. A idéia é, se houver apoio da população, ampliar gradativamente os contêineres e atender outros locais.

A diretora do departamento de Resíduos Sólidos da prefeitura, Regina Ferreira da Silva, destaca que a utilização dos contêineres é simples, mas que, para o projeto funcionar, é preciso respeitar regras básicas, muito fáceis de serem seguidas. Em primeiro lugar, deve-se destinar apenas o lixo doméstico, aquele que é colocado na rua para ser recolhido pelo caminhão de lixo. Nada de entulho e materiais inservíveis, que têm meios de destinação próprios, como os ecopontos e o cata-bagulho. Também é fundamental que o material esteja bem fechado nos sacos de lixo.

“Respeitar o dia e horário da coleta é fundamental para que a ideia dê certo”, comenta Regina, explicando que a medida visa acabar com os sacos de lixo colocados pelos moradores e comerciantes ao longo de canteiros centrais, como era muito frequente na Avenida 50 e na Rua 6 do Cervezão, ou em cruzamentos, como vinha sendo verificado em alguns dos pontos também atendidos com os contêineres. “Além de atrapalhar a coleta, esse tipo de atitude deixa os bairros e vias com péssimo aspecto”, completa a diretora.

Para Sérgio Guilherme, secretário municipal de Manutenção e Paisagismo, pasta também envolvida no projeto, a boa utilização dos contêineres vai ajudar a manter a limpeza que a prefeitura faz nos locais que receberam os equipamentos. “Percorremos toda a cidade fazendo limpeza e onde o material é amontoado em locais impróprios o problema de sacos abertos com lixo espalhado nas ruas e avenidas é pior”, destaca. Por isso, onde não há contêineres, a prefeitura mantém a orientação para que os sacos de lixo sejam colocados em frente das respectivas residências, na calçada, no dia e horário da coleta.

Estrutura

A instalação dos contêineres acontece poucos dias após outra medida da prefeitura por uma cidade mais limpa. No final do mês passado, cem novas lixeiras foram espalhadas pela região central. Além disso, no decorrer do ano passado o município dobrou a quantidade de ecopontos, que são espaços para a destinação de praticamente todo o tipo de material, e que ficam abertos de segunda a sábado das seis às 22 horas.

A prefeitura também mantém serviço de catabagulho, com caminhão que percorre mensalmente todos os bairros da cidade recolhendo materiais velhos e inservíveis. O calendário do catabagulho pode ser consultado no endereço eletrônicowww.rioclaro.sp.gov.br. Já a coleta de lixo domiciliar atende 100% do município.

Pular para o conteúdo