MENU

accessible_forward Acessibilidade
01 de agosto de 2014 Manutenção e Paisagismo

Prefeitura remove lixo e entulho de área na Vila Martins

Equipes da Secretaria de Manutenção e Paisagismo trabalham desde a quinta-feira (31) em limpeza na área do antigo leito da ferrovia, na Vila Martins. Cerca de dez caminhões, incluindo mato, lixo e entulho, foram retirados do local.

“A manutenção da limpeza depende da contribuição da comunidade, que não deve descartar lixo e entulho em áreas inapropriadas”, observa Sérgio Guilherme, secretário de Manutenção e Paisagismo.

Na semana passada equipes das secretarias de Obras e Manutenção e Paisagismo retiraram mais de 70 caminhões carregados de lixo e entulho de trechos do anel viário, nas imediações do bairro São Miguel, perto da Floresta Estadual. Apesar do serviço feito, na quarta-feira (30) os caminhões da prefeitura tiveram que retornar ao local para remover novamente lixo e entulho que parte da comunidade voltou colocar, indevidamente, naquele local.

O comportamento inadequado resulta em desperdício de horas de trabalho pesado, além de gerar custos a mais aos cofres públicos. Para o descarte correto de materiais Rio Claro conta com diferentes serviços, entre eles a coleta de lixo domiciliar, que atende toda a cidade, e os ecopontos.

Hoje Rio Claro tem seis ecopontos, que funcionam de segunda a sábado das 6 às 22 horas e nos feriados das 8 às 17 horas. Nos ecopontos podem ser destinados materiais recicláveis (plástico, papel, papelão, vidro e metal), móveis velhos, isopor, aparelhos eletrônicos, lâmpadas comuns e fluorescentes, pilhas, baterias, restos de podas de árvores, entulhos de construção (até um metro cúbico) e óleo de cozinha usado embalado adequadamente.

Uma alternativa para o descarte de materiais velhos e inservíveis, como móveis velhos, é a operação cata bagulho, que percorre mensalmente todos os bairros. Basta colocar o material para ser coletado na calçada no dia na data correta, até as 7 horas. O calendário do cata bagulho pode ser consultado no endereço www.rioclaro.sp.gov.br.

A coleta seletiva no município também avançou muito nos últimos 12 meses e hoje atende toda a cidade, e 37 contêineres foram colocados em vários pontos da cidade para receber sacos de lixo doméstico.

Pular para o conteúdo