Remoção preventiva de árvore foi realizada nessa quarta-feira (6) na região central de Rio Claro. Na Rua 5, entre avenidas 19 e 21, um exemplar com muitos cupins precisou ser retirado. Como em todos os casos similares, o trabalho foi feito a partir de laudo técnico emitido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente.
“O mau estado da árvore estava colocando em risco os transeuntes e também poderia causar danos a residências, à estrutura de distribuição de energia elétrica e a outros cabeamentos suspensos naquelas imediações”, comenta o secretário municipal de Manutenção e Paisagismo, Sérgio Guilherme, observando que a árvore tinha galhos muito altos.
A comunidade pode solicitar avaliação de árvores para podas preventivas ou remoção no Atende Fácil da prefeitura (Avenida 2 entre ruas 2 e 3, Centro).
Os laudos que definem a necessidade ou não de remoção ou poda, emitidos pela Sepladema, consideram quesitos como o estado fitossanitário das árvores e, especialmente, eventuais riscos à segurança de quem transita pelo local.