Atividades são realizadas ao longo da semana com cerca de mil alunos do ensino fundamental de escolas municipais.
Com o tema “O que eu quero para Rio Claro em 2030?”, a prefeitura, por intermédio das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, realiza até quinta-feira (6), em comemoração à semana do meio ambiente, o segundo encontro de agentes ambientais, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM).
No dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na quarta-feira (5), uma atividade especial foi realizada com os cerca de 200 alunos. As crianças levaram uma semente de palmito-juçara para germinar e entregar no próximo encontro, marcado para setembro.
“Buscamos nessas atividades, de maneira lúdica, conscientizar as crianças sobre as questões do meio ambiente e, principalmente, o hábito de preservar e cuidar da natureza”, observa o secretário de Educação, Adriano Moreira.
As atividades acontecem nos períodos da manhã e da tarde, abordando principalmente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abrangem 17 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.
Divididas em grupos, as crianças escreveram em pedaços de tecidos frases sobre o que elas querem para Rio Claro daqui 11 anos. Ao término da atividade, todos os pedaços formarão uma enorme bandeira, que será exposta nas escolas municipais.
“Eu quero água limpa para todos”, escreveu a aluna de 10 anos, Yasmin Oliveira, da escola municipal Dante Egréggio, enfatizando o desejo do fim da poluição, principalmente nos rios. “Se a gente não cuidar do meio ambiente hoje, no futuro não teremos vida”, acrescenta.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi, a realização desses trabalhos estimula as crianças a cuidarem ainda mais do meio ambiente.
“Essas atividades ajudam a mudar hábitos, ensinando as crianças a preservarem os recursos naturais para as próximas gerações”, comenta o secretário, destacando que atividades ambientais são realizadas ininterruptamente nas escolas municipais durante todo o ano letivo.
Outra atividade é o encontro dos alunos inscritos em sete projetos do Programa de Educação Integral (PEI), que também participam de ações com temáticas ambientais. Na sexta-feira (7) haverá novo encontro.
“Acreditamos que pequenas atitudes, aliadas à conscientização e conhecimento, podem mudar o mundo”, destaca o coordenador de educação ambiental da Secretaria Municipal da Educação, Edison Norberto Andrade.
A atividade é mais uma ação desenvolvida pelo município de Rio Claro em atenção às diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios.
A comissão organizadora do evento é composta por Leonardo Andrade, Roberto Foresti Junior, Nália Bortolin e estagiários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.