Aproximadamente 150 pessoas participaram da segunda edição das “Brincadeiras Ambientais”, na Sala Verde do Lago Azul de Rio Claro. A atividade foi realizada no domingo (15), com cerca de 50 quilos de materiais recicláveis arrecadados entre os participantes.
A atividade foi organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e apoio da Secretaria da Educação. Os recicláveis serão entregues à Cooperativa dos Catadores de Materiais Reaproveitáveis (Cooperviva).
“Novamente o evento foi sucesso e mostra o crescente interesse pelas atividades da temática ambiental”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Penteado, informando que a terceira edição está marcada no local para o dia 20 de maio.
Na Sala Verde, as crianças, acompanhadas dos pais ou responsáveis, resgataram brincadeiras antigas como bolinhas de gude, corre cotia, pula corda e jogo da memória. Também houve uma atividade com pipas e brincadeiras em um pula-pula inflável. Para repor as energias, uma mesa de frutas foi oferecida para a criançada e seus acompanhantes.
“A aceitação foi muito grande nas duas edições e, por isso, resolvemos manter essa temática das brincadeiras antigas durante todo o ano”, comenta Leonardo Andrade, gerente de conservações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e coordenador do evento, ressaltando que as brincadeiras são realizadas com reaproveitamento de materiais.
Essa é mais uma ação desenvolvida pela prefeitura no “Programa Município Verde Azul”, do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária e obtêm o certificado garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
A Sala Verde do Lago Azul fica no prédio localizado na Rua 2-A e a ação conta com o apoio do Supermercado Covabra, Lê Cruz Brinquedos e Cia Exciton.