Gratuitas e abertas para a população, diversas atividades ambientais serão realizadas na manhã de sábado.
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a prefeitura de Rio Claro realiza nesse sábado (21) uma série de atividades ambientais na Sala Verde do Lago Azul. A organização é das secretarias municipais de Meio Ambiente e da Agricultura. “Nosso governo dedica atenção especial às questões ambientais e as atividades no sábado são mais uma oportunidade de juntos celebrarmos a natureza”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
Gratuito e aberto à toda a população, o evento será realizado das 8h30 às 11h30 na Sala Verde do Lago Azul, que abriga o Centro de Formação Ambiental e fica próximo da entrada do parque pela Rua 2-A.
“Será uma maneira de homenagear um dos símbolos de preservação do meio ambiente, aliando educação ambiental, conscientização e diversão”, destaca a secretária interina de Meio Ambiente, Giselle Pfeifer.
Os participantes poderão trocar recicláveis pelo “kit verde”. Fornecido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, 200 kits com almeirão serão disponibilizados para a troca.
Logo no início do evento, um café da manhã com chá e frutas será servido aos participantes dando início a primeira atividade, chamada “Experimentando Panc – Plantas Alimentícias Não-Convencionais”, como erva-jabuti e beldroega, que são plantas comestíveis que surgem de forma espontânea em quintais e canteiros, mas que não são consumidas por falta de costume ou de conhecimento.
Depois será feita explicação sobre a Sala Verde e a inauguração do Jardim Sensorial, elaborado para estimular os sentidos e o desenvolvimento pedagógico das crianças.
Mudas de árvores provenientes da Sala Verde e do viveiro da prefeitura serão doadas aos interessados, que deverão responder a um questionário sobre arborização.
Também será realizada uma ecofaxina no Lago Azul, com uma caminhada e recolha de materiais recicláveis e instalação de mensagens ecológicas e de conscientização nas lixeiras espalhadas no local.
“Eventos como esse aproximam as pessoas e servem de estímulo para a visitação de locais de lazer e contato com a natureza, como o Lago Azul”, ressalta o secretário municipal de Agricultura, Emílio Cerri. Para encerrar as atividades, será feito o plantio simbólico de uma árvore, no Lago Azul.
“Ao longo do ano, centralizamos na Sala Verde os projetos e ações de educação ambiental. Será um evento com muita diversão e aprendizado aos participantes”, convida o gerente de planejamento ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Andrade.
O evento tem apoio do Covabra Supermercados e PQ Corporation.