MENU

accessible_forward Acessibilidade
27 de janeiro de 2017 Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Equipes de limpeza da prefeitura trabalham nos bairros Mirassol e Jardim São Paulo

O setor municipal de limpeza pública de Rio Claro está aproveitando todos os momentos de clima seco para dar continuidade aos serviços de manutenção da cidade, inclusive nos fins de semana.  Se não chover neste sábado (28) as equipes da Secretaria de Meio Ambiente retornam à região dos bairros Mirassol e Jardim São Paulo, onde a ação está sendo realizada desde a sexta-feira (27). O trabalho inclui a limpeza de terrenos baldios particulares que não foram limpos pelos donos. Nesse caso, a prefeitura faz o serviço e manda a conta aos proprietários faltosos.

A comerciante Juliana Calegaris mora naquela região, no Jardim Claret, e vê como muito importante que os terrenos fiquem limpos, principalmente para evitar o surgimento de animais peçonhentos pelo bairro. “São os donos que devem se preocupar em fazer a manutenção de seus terrenos e acho correto que a prefeitura mande a conta se tiver que limpar esses imóveis”, observa.

Tadeu Olivetti, da Secretaria de Meio Ambiente, explica que nestes primeiros dias do novo governo o trabalho de manutenção da cidade está sendo dificultado pelas chuvas. “Além disso, estamos trabalhando para melhorar a estrutura do setor para acelerar os trabalhos de limpeza”, comenta.

O prazo da prefeitura para os proprietários limparem seus terrenos terminou nesta semana. A partir de agora quem não cuidar de seu imóvel paga R$ 1,4648 por metro quadrado roçado ou capinado pela prefeitura, além de 20% sobre o valor total como taxa de administração dos serviços. A limpeza de um terreno de 300 m², por exemplo, custa R$ 527,32 se o trabalho for feito pelo município.

A orientação da prefeitura é para que todos mantenham os terrenos particulares em ordem o ano todo, já que a responsabilidade é dos proprietários. Essa atitude ajuda a conservar a cidade mais limpa, além de diminuir o risco de proliferação de animais peçonhentos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengie, chikungunya, febre amarela e zika vírus.

Skip to content