Ação preventiva à dengue foi realizada no sábado (14).
Cento e sessenta toneladas de materiais foram recolhidas no sábado (14) durante mutirão de combate à dengue realizado nos bairros Bom Retiro e Novo Wenzel, em Rio Claro. Agentes da Secretaria de Saúde e equipes das secretarias de Obras e Meio Ambiente participaram da ação, evitando que todo este material pudesse ser utilizado como criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.
Agentes do Centro de Controle de Zoonoses retiraram cerca de 50 toneladas de materiais das casas e quintais, enquanto as equipes da Secretaria de Obras realizaram limpeza de canteiros e terrenos, retirando 110 toneladas de resíduos descartados irregularmente pela população. O trabalho teve o apoio do caminhão cata bagulho.
“O objetivo da ação foi a remoção de possíveis criadouros do mosquito transmissor, além da retirada de materiais que servem de abrigo para roedores e animais peçonhentos”, observa Diego Reis, gerente do CCZ.
A orientação é para que todos façam o descarte correto de materiais e mantenham seus quintais sempre limpos e em ordem. Também é recomendado que uma vez por semana seja colocado cloro em ralos e canaletas. “Reforçamos a importância da colaboração da comunidade no combate à dengue”, frisa Maria Clélia Bauer, secretária de Saúde.
Novo mutirão será realizado no sábado (21) no bairro Bonsucesso.