Ação de limpeza foi realizada na quinta-feira (5). Prefeitura pede a colaboração da população para fazer denúncias e principalmente descartar corretamente os materiais.
Em mais uma ação de limpeza, a prefeitura de Rio Claro fez na quinta-feira (5) a recolha de materiais descartados irregularmente embaixo do pontilhão do bairro Cervezão, próximo à rotatória da Rua 6, com a Avenida M 21.
O serviço, que atendeu pedidos da comunidade, foi realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por intermédio do departamento de Resíduos Sólidos, e teve o apoio das secretarias de Agricultura e Obras, além da Defesa Civil e da Guarda Civil.
Grande quantidade de lixo, entulho, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, sofás e colchões foram retirados do local, totalizando 40 toneladas de materiais. A menos de 30 metros dali fica um dos seis ecopontos do município, colocados à disposição da comunidade para que seja feita a destinação correta de materiais.
“Infelizmente uma minoria desrespeita a comunidade, fazendo descarte incorreto de materiais”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Voltamos a solicitar que as pessoas utilizem os serviços que a prefeitura oferece”, acrescenta Juninho.
Na terça-feira (3), a prefeitura fez a recolha de 125 toneladas de lixo em terreno ao lado da escola estadual Professor João Baptista Negrão Filho, no bairro Jardim Guanabara. No mês de agosto, fez uma ação intensificada de limpeza em três locais, com a retirada de grande quantidade de lixo e entulho na Rua 17 com a Avenida 33, no Bairro do Estádio; na Rua Jacutinga, próximo ao pontilhão do bairro Santa Maria; e na Avenida 88 A com a Rua 5, no Parque Industrial.
“Essas situações acabam encarecendo as ações de limpeza e manutenção realizadas pela prefeitura. É fundamental que a população faça o descarte correto do lixo para nos ajudar a manter a cidade limpa”, afirma o diretor do departamento de Resíduos Sólidos, Willian de Oliveira.
A limpeza dos locais citados atendem solicitações de munícipes, que denunciaram o descarte irregular de resíduos pelo telefone 156 ou pelo número 3522-1987, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
“Se possível, pedimos para que as pessoas identifiquem as placas dos veículos flagrados no ato do descarte irregular”, acrescenta Willian de Oliveira.
Os munícipes não têm motivos para realizar descartes irregulares na cidade, já que a prefeitura disponibiliza uma série de serviços gratuitos para o descarte correto de materiais, como a coleta de lixo domiciliar, feita três vezes por semana em todos os bairros; o serviço mensal de cata bagulho; a coleta seletiva, realizada uma vez por semana nos bairros; e os seis ecopontos, que abrem todos os dias da semana.
Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas, aos sábados das 8 às 17 horas e aos domingos e feriados das 8 horas ao meio dia. Os endereços dos ecopontos e calendários da coleta seletiva e cata bagulho estão disponíveis no endereço www.rioclaro.sp.gov.br.