MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de janeiro de 2023 Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Rio Claro amplia quantidade de ecopontos

Novo ecoponto de Assistência já está em operação e obras de nova unidade estão em andamento no Jardim Conduta.

Rio Claro está investindo na ampliação das opções de descarte de resíduos. Novos ecopontos estão sendo providenciados pela prefeitura. Em fase de finalização, o ecoponto do distrito de Assistência já está recebendo materiais e um outro está com obras iniciadas no Jardim Conduta.

“A cidade está crescendo e é importante que esteja estruturada para a destinação adequada do entulho e outros resíduos”, comenta o prefeito Gustavo, lembrando a importância de todos colaborarem para deixar a cidade em ordem evitando jogar materiais em terrenos e vias públicas.

O de Assistência é o oitavo ecoponto do município e está na Avenida 1-A com a Rua 3. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o novo local será cercado com alambrado e terá rampa. “Mesmo assim, as caçambas estão no local e já recebem os descartes dos moradores daquela região, explica o titular da pasta, Leandro Geniselli.

Ecoponto do Jardim São Paulo

No Jardim Conduta a prefeitura está preparando a área para o início das obras do nono ecoponto. O local já foi limpo e está sendo feita a terraplenagem. “Também temos projeto para que, em breve, tenha início obras de um décimo ecoponto, em local que vamos divulgar em momento oportuno”, destaca a diretora municipal de Resíduos Sólidos, Regina Ferreira da Silva.

Os novos ecopontos seguem o mesmo padrão de funcionamento dos demais. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas, aos sábados das 8 às 17 horas e aos domingos e feriados das 8 horas ao meio dia.

Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Já o lixo orgânico, hospitalar e de empresas não é aceito nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.

Os oito ecopontos em operação estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62-A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3-JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6-A, Avenida M-21) e Jardim São Paulo (Rua 1-A), e nos distritos de Ajapi (quilômetro 16 da estrada Ajapi-Ferraz na esquina da Avenida 15) e de Assistência (Avenida 1-A com Rua 3).

Pular para o conteúdo