Conhecido pela grande quantidade de bicicletas que circulam diariamente pelas ruas e avenidas, Rio Claro está oferecendo a 24 alunos matriculados na rede pública estadual de ensino a oportunidade de qualificação profissional em montagem, manutenção e reparo de bicicletas. É o Programa Pedalando e Aprendendo, que acontece com apoio da prefeitura por intermédio do Fundo Social de Solidariedade.
“Essa iniciativa dá prosseguimento a nossos esforços em realizar cursos de formação profissional de olho nas demandas específicas da cidade”, comenta Rosana Altimari, presidente do Fundo Social, acrescentando que “o curso vai formar e preparar esses jovens para um mercado que é muito amplo na cidade, o que deve abrir ótimas perspectivas de trabalho”.
As aulas dessa turma começam na próxima segunda-feira (13) para jovens a partir de 16 anos. Além do Fundo Social, participam da ação conjunta o Senai, a Secretaria Estadual da Educação, o Fundo de Solidariedade do Estado, o Comitê Feminino da Fiesp e fabricantes e montadoras de bicicletas. O curso preparatório terá aulas de manhã e à tarde, com duas turmas de 12 alunos e carga horária de 100 horas.
As aulas serão ministradas por professores do Senai, no antigo Armazém da Fepasa (rua 1-B). De acordo a coordenadora do projeto, a supervisora de ensino Simone Helena Pessusti, “o curso é bastante apropriado já que Rio Claro concentra um dos maiores números de bicicletas do país”. Números estimados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário apontam para a existência de aproximadamente 110 mil bicicletas circulando no município, que tem pouco mais de 190 mil habitantes.
Os alunos foram selecionados na rede estadual de ensino e receberão todo o suporte para acompanharem os 25 dias de aula – será servido lanche e haverá vale-transporte e material de apoio, providenciados pelo Fundo Social.