Análises são feitas diariamente e mudanças podem ser feitas caso necessário.
Mesmo com a necessidade de fechamento da maioria dos estabelecimentos comerciais em Rio Claro, em princípio pelos próximos dez dias a partir de quinta-feira (25), o transporte coletivo urbano circular não tem mudanças no município. “Estamos analisando cada setor e, por enquanto, manteremos os ônibus circulando da mesma maneira que nos últimos dias”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho.
O secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, reforça que as análises são feitas diariamente, em cada linha que está em operação. “Se houver qualquer necessidade de mudança, providenciaremos alterações”, observa.
Desde a semana passada, cinco linhas do sistema de transporte coletivo de Rio Claro têm dois veículos circulando nos horários de pico. A medida foi tomada para evitar aglomerações e reduzir riscos de contágio pelo novo coronavírus. As alterações no transporte coletivo devido à pandemia começaram em março, quando o serviço passou a operar com 30% da frota.
Já o recuo na abertura gradual do comércio, determinado nesta semana pelo governo municipal, teve como base o aumento de casos de Covid-19 em Rio Claro. Em princípio, o fechamento da maioria dos estabelecimentos comerciais está previsto para dez dias. Novas determinações serão comunicadas com base em análises feitas nesse período.