Mais cinco lombadas eletrônicas entram em operação a partir desta sexta-feira (15), em Rio Claro. Os novos equipamentos de fiscalização do trânsito estão instalados principalmente nas imediações de escolas e outros locais de intensa circulação de pedestres. A velocidade máxima permitida será de 30 km. A orientação é para que os motoristas respeitem a sinalização e os limites de velocidade para evitar multas e ajudar a fazer um trânsito mais seguro.
As lombadas eletrônicas estão sendo instaladas defronte à escola municipal Profª Lucia Aparecida Buschinelli Carneiro, localizada na Avenida 54 – Jardim Paulista II; na Avenida José Felício Castellano, em frente ao Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria – sentido centro-bairro; na Rua 6-A entre as avenidas 26 e 28 – próxima à uma creche; na Rua 6 com Avenida 36 – próximo à Escola Monsenhor Martins; e na Avenida dos Costas em frente à Escola Caic – na via sentido bairro-centro.
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário faz uma avaliação bastante positiva em relação aos radares já instalados no município. Segundo o secretário municipal José Maria Chiossi, já é possível perceber uma mudança no comportamento dos motoristas em relação à redução da velocidade. Mesmo em locais onde não há radares fixos aumentou o respeito ao limite de velocidade.
Com as novas lombadas, o município passa a contar com seis equipamentos de fiscalização eletrônica. A primeira lombada foi instalada na Rua 3-A entre as avenidas 32-A e 34-A – próximo à Escola Batista Leme, com velocidade máxima permitida de 30 km/h. Segundo o diretor municipal de trânsito, Luis Carlos Luz, os equipamentos de fiscalização eletrônica estão instalados em trechos onde a equipe técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário constatou alto risco de acidentes e a incidência freqüente de desrespeito à sinalização de trânsito.