Embora seja aberta oficialmente em setembro, a Semana do Trânsito já começa a mobilizar estudantes da rede municipal de ensino de Rio Claro. Alunos da escola Celeste Calil foram os primeiros a assistirem nessa terça-feira (23) a palestra que será realizada em todas as escolas de Ensino Fundamental da prefeitura, para orientar e subsidiar a criação de material que será criado nas unidades de ensino sobre o tema “A vida em primeiro lugar”.
Quase 10.200 alunos do primeiro ao quinto ano, distribuídos em 25 escolas, vão assistir a palestra, que será ministrada até o dia seis de agosto. A partir das informações recebidas, os estudantes de primeiro ao terceiro ano vão produzir desenhos e os de quarto e quinto anos vão criar frases sobre o tema “A vida em primeiro lugar”. Trinta desenhos e 30 frases serão selecionados para compor o material de suporte da Semana do Trânsito de Rio Claro.
“Com a participação das escolas, fazemos da Semana do Trânsito um instrumento didático de formação e conscientização de futuros motoristas que hoje já podem multiplicar informações a pais, vizinhos e familiares”, comenta o Secretário de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, José Maria Chiossi.
Segundo o coordenador da Secretaria Municipal de Educação, Edson Norberto Andrade, o tema deste ano da Semana do Trânsito tem como objetivo mostrar a comunidade como agente direto de um trânsito melhor. “Nossa principal mensagem aos alunos é de que o trânsito só muda quando nós mudamos nossas atitudes como motoristas e pedestres”, explica.
A preparação dos alunos para a Semana do Trânsito está sendo feita pela prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário e Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o Sest/Senat, que está cedendo os palestrantes da iniciativa.