Durante reunião em que foram apresentados estudos para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade, o prefeito Du Altimari destacou a importância do plano para o planejamento da cidade. “O mínimo que se pode esperar na organização de uma cidade é um arruamento bem feito, embora o plano de mobilidade vá definir muito mais do que isto”, afirmou.
Recentemente o município de Rio Claro providenciou Plano de Saneamento, Plano de Turismo e Plano Local de Habitação de Interesse Social, referências para as ações da administração municipal e o desenvolvimento da cidade.
Conforme anunciou Eduardo Cândido Coelho, diretor da Tectran – empresa contratada pela prefeitura para auxiliar na elaboração do Plano de Mobilidade, serão consideradas informações levantadas no sistema de ônibus urbano, nas secretarias municipais, em filmagens nas vias públicas e reclamações no setor 156. “Teremos um levantamento minucioso de como o rio-clarense se locomove, para isto vamos utilizar a informática e criar matrizes origem-destino”, informa Coelho.
A elaboração do plano reserva grande espaço para a participação da comunidade. Nos próximos dias o site da prefeitura trará acesso a todo o material produzido até agora para que a população faça suas sugestões. Também serão realizadas duas audiências públicas, uma em agosto e outra em novembro.
“Uma vez mais vamos estimular a participação popular, pois sabemos da importância deste plano no planejamento urbano de Rio Claro, especialmente neste momento em que estamos discutindo a revisão do Plano Diretor”, observou o prefeito aos secretários municipais que participaram da reunião, realizada na manhã de quarta-feira (10) na Floresta Estadual.
“O cidadão que usa o carro, aquele que está nas ruas com sua bicicleta, vai ao trabalho de ônibus, enfim todos têm condições de nos apontar alternativas para a mobilidade da cidade”, comentou José Maria Chiossi, secretário municipal de Mobilidade Urbano e Sistema Viário.
A elaboração do plano de mobilidade atende lei federal, que estabeleceu abril de 2015 como prazo final para que os municípios como mais de 20 mil habitantes providenciassem o plano, sob pena de ficarem sem recursos federais para o setor. No caso de Rio Claro, que tem quase 200 mil habitantes e mais de 160 mil veículos, serão utilizadas as mesmas tecnologias empregadas pela Tectran em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal e Recife.