Na tarde de hoje, 26, o prefeito Du Altimari empossou os membros do conselho de transporte, em solenidade realizada no salão de audiências do gabinete.
Ao abrir a reunião, o secretário de mobilidade urbana, engenheiro José Maria Chiossi, destacou a necessidade de Rio Claro constituir o conselho em virtude do crescimento da cidade e do número de carros cada vez mais crescente no dia a dia do trânsito.
Chiossi elogiou o empenho da administração em reativar o conselho, criado por iniciativa do vereador Sérgio Desiderá e operante por um determinado tempo. “O conselho fará o acompanhamento dos problemas de trânsito e dará o suporte para que as ações sejam concretizadas. O remédio para o trânsito de Rio Claro tem que ser amargo”, destacou o secretário.
Vice-prefeita e secretária de governo, Olga Salomão, disse da sua satisfação pelo retorno do conselho de transporte e sobre a complexidade do trânsito e do transporte. Olga também lembrou que há necessidade de um amplo trabalho com as auto-escolas para que os cidadãos tenham mais respeito no trânsito. Sobre o transporte urbano, a vice-prefeita comentou a implantação dos indicadores de qualidade no transporte e disse que “Rio Claro não pode ficar com um serviço de tão baixa qualidade, por isso o conselho terá uma grande importância”.
Antes de dar a posse, o prefeito Du Altimari reafirmou a sua política administrativa de participação da comunidade com a criação e o fortalecimento dos conselhos representativos.
“Existem sérios problemas no trânsito de Rio Claro e precisa acontecer a mudança de cultura em todos os segmentos porque temos que planejar a Rio Claro do futuro”, comentou o prefeito ao se referir aos projetos de seu governo que irão trazer grandes transformações nas ruas da cidade, como por exemplo a extinção dos estacionamentos em ambos os lados na área central.
Por exigir muitas discussões, o conselho de transporte, que deverá ter seu nome modificado para conselho de mobilidade, está sendo considerado pelo prefeito um dos mais importantes em termos de participação e de decisão.
O conselho é formado por representantes das secretarias de Mobilidade Urbana, Economia e Finanças, Educação, Obras e Serviços e Segurança e Defesa Civil; Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, empresa concessionária de transportes urbanos Rápido São Paulo, Associação Comercial, Associação de Moradores de Bairro, Unesp, Polícia Militar, Ciretran e Sindicato do Comércio Varejista.
Na posse do conselho também participaram os vereadores Julinho Lopes, Raquel Picelli, Maria do Carmo Guilherme e Sérgio Desiderá.