MENU

accessible_forward Acessibilidade
08 de julho de 2011 Mobilidade Urbana e Sistema Viário

Prefeitura deve assinar nos próximos dias contrato com a empresa de radares

A Prefeitura de Rio Claro aguarda os prazos regimentais para assinar o contrato de R$ 5.900.000,00. com a Engebrás – S/A para a administração do sistema de radares e lombadas eletrônicas pelos próximos 60 meses. Os envelopes da licitação, na modalidade “pregão”, foram abertos na quinta-feira (7). Segundo o secretário de Mobilidade Urbana e Sistema Viário de Rio Claro, José Maria Chiossi, a partir da assinatura do contrato a empresa terá prazo até 60 dias para instalar a estrutura e colocar o sistema em funcionamento. Pelo contrato, a empresa irá implantar radares fixos em nove locais, com colocação de infraestrutura. Também serão instalados equipamentos para detectar avanço de sinal e parada sobre a faixa e controle de velocidade em doze locais, com também com colocação de infraestrutura.

Será instalada, ainda, uma barreira eletrônica, um radar estático com tripé (popularmente conhecido como “radar móvel”) e um painel de mensagens variáveis.

A equipe técnica da secretaria de Mobilidade Urbana fará o acompanhamento do trânsito e do fluxo de veículos. Esse monitoramento terá produção de gráficos, gerados a partir dos equipamentos instalados nas vias públicas e que farão o controle do tráfego. O secretário Chiossi ressalta que a instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica vai organizar o trânsito e oferecer mais segurança para pedestres e motoristas.

Os equipamentos serão utilizados em pontos críticos ou considerados estratégicos a partir dos estudos feitos pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, que delineou um mapa a partir dos acidentes. As principais fontes foram os boletins de ocorrência da Polícia Militar.

Pular para o conteúdo