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30 de novembro de 2010 Mobilidade Urbana e Sistema Viário

Prefeitura retira mais uma lombada irregular

     A Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, está dando continuidade ao plano de ação para retirada de lombadas irregulares das vias públicas do município. Nessa terça-feira, 30, as equipes do departamento de trânsito retiraram lombada que ficava na avenida 11 com rua 12, Jardim Claret. A prefeitura fez sinalização de solo nas imediações para orientar os motoristas e pedestres.
     A operação de retirada da lombada foi acompanhada pelo secretário José Maria Chiossi, pelo promotor de justiça de habitação e urbanismo, Gilberto Porto Camargo, e pelo diretor de transporte Luis Carlos Luz. Foi a segunda lombada irregular retirada pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Secretário José Maria Chiossi e o promotor de Justiça, Gilberto Porto Camargo acompanharam os trabalhos para retirada da lombada.

Secretário José Maria Chiossi e o promotor de Justiça, Gilberto Porto Camargo acompanharam os trabalhos para retirada da lombada.

     Segundo José Maria Chiossi, foi a lombada retirada nessa terça-feira que levou a abertura de inquérito por parte do Ministério Público para apurar eventuais irregularidades em lombadas e sonorizadores nas ruas e avenidas da cidade. “As lombadas que estão sendo retiradas pela prefeitura são antigas e não foram instaladas na atual administração”, explica Chiossi. No inicio de agosto o prefeito Du Altimari e o promotor Gilberto Porto Camargo, assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para retirada das lombadas e valetas instaladas irregularmente. Após 60 dias da assinatura do compromisso, em outubro, foi retirada a primeira dessas lombadas, que estava instalada sob um semáforo na Avenida Brasil com Avenida M-29, região do Jardim Floridiana.
     O objetivo é retirar uma lombada irregular por mês até que todas sejam eliminadas. Serão retiradas lombadas localizadas embaixo de semáforos, em ruas íngremes, próximas a curvas e em ruas com fluxo superior a 500 veículos por hora, entre outros critérios. Outro ponto importante do termo assinado pela prefeitura com o Ministério Público é o de fazer estudos de engenharia de tráfego para encontrar alternativas para redução de velocidade dos veículos nos locais onde não é permitida a instalação de lombadas.“As lombadas são o último recurso a ser utilizado como redutor de velocidade e só devem ser instaladas em caso de extrema necessidade”, comenta o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário.

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