Nos próximos dias Rio Claro iniciará os testes para a implantação do sistema de radares eletrônicos que serão colocados em algumas das principais vias do perímetro urbano da cidade. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário e está sendo desenvolvido pela empresa vencedora do pregão presencial realizado prefeitura.
A instalação dos equipamentos foi iniciada nesta sexta-feira (13) e deverá ser concluída em até cinco dias. Em seguida será iniciada a fase de testes dos radares e lombadas eletrônicas. “Serão dez dias para testarmos os equipamentos e fazer os ajustes para que os radares estejam prontos para fiscalizar as infrações de trânsito, reduzindo o número de acidentes nas vias públicas”, destaca o secretário da pasta, José Maria Chiossi.
Inicialmente estão sendo instalados dois pontos para radares fixos. Um equipamento será instalado na rua 6 com avenida 40, no bairro Santana, e poderá também detectar avanço de sinal. O segundo equipamento funcionará na Rua 3-A – próximo à escola Batista Leme, local onde serão feitos testes com as lombadas eletrônicas.
Segundo o secretário Chiossi, na Rua 3-A, onde será instalada a lombada eletrônica, o departamento municipal de trânsito fará o estreitamento da pista para eliminar o estacionamento dos dois lados da via. “Os serviços de remoção do estacionamento serão iniciados na segunda-feira”, informa Chiossi, acrescentando que “o equipamento será instalado para garantir mais segurança aos que precisam atravessar a faixa de pedestres naquele local”.
Nos próximos dias, também estarão em operação os radares estáticos/portáteis, conhecidos como radares móveis, que poderão ser deslocados para diversos pontos do município. São equipamentos computadorizados, de alta performance e que utilizam um modulo de laser para a medição da velocidade.
O secretário José Maria Chiossi explica que nessa fase experimental não serão feitas autuações aos motoristas. “Além de testar os equipamentos, conseguiremos ter um panorama geral da situação do trânsito e do comportamento dos condutores”, observa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, após o período de testes dos radares e demais equipamentos serão marcada uma data para início do funcionamento efetivo do sistema e os motoristas serão informados por intermédio da imprensa. “A intenção é não pegar ninguém desprevenido”, ressalta Chiossi.