A Prefeitura de Rio Claro coloca em funcionamento na segunda-feira (19), mais dois radares fixos. O primeiro equipamento está instalado na Avenida Tancredo Neves – próximo a Avenida 17, nos dois sentidos da via. A velocidade máxima permitida na avenida será de 60 km/hora. O segundo equipamento de monitoramento eletrônico de veículos está instalado na Avenida Presidente Castelo Branco, no sentido bairro-centro. A velocidade máxima permitida na via será de 60 km/hora. Com a medida, o trânsito do município passa a contar com oito radares fixos e três móveis que geram multas aos motoristas infratores, fiscalizando a velocidade dos veículos que trafegam nas vias públicas do município.
Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, José Maria Chiossi, para que não sejam autuados pela fiscalização eletrônica de velocidade, os motoristas devem ficar atentos às velocidades máximas permitidas, que estão sinalizadas por placas indicativas.
Todos os radares que estão em operação possuem o dispositivo denominado OCR (Optical Character Recognition), ou seja, fazem a leitura automática de placas veiculares, dado informações sobre licenciamento, registro de furto ou roubo do veículo, entre outras informações.
Os radares fixos estão instalados nos seguintes locais: na Rua 6 com Avenida 40, Rua 14 com Avenida 8, Rua 14 com Avenida 11, na Rua 6 com avenidas M-21 e M-23, na Rua 3-A entre avenidas 32-A e 34-A, e na Avenida 40 com Rua 6. Todos os locais têm placas que indicam o limite de velocidade permitido.