Os dois novos radares do município de Rio Claro já estão em operação para controlar a velocidade de veículos em dois pontos de grande movimento. Um dos equipamentos fixos está instalado na Rua 6 com Avenida 40 – sentido bairro-centro, com velocidade máxima permitida de 40km/hora. No cruzamento já existe radar na Avenida 40. O segundo equipamento está na Rua 14 com Avenida 8 – nos dois sentidos da via, e terá velocidade máxima de 50 km/hora.
Além da velocidade, os radares fixos monitoram o avanço de sinal vermelho e a parada sobre a faixa de pedestres. Os equipamentos em operação possuem o dispositivo denominado OCR (Optical Character Recognition), ou seja, fazem a leitura automática de placas veiculares, dado informações sobre licenciamento, registro de furto ou roubo do veículo, entre outras informações.
A partir desta segunda-feira (12), o município passou a contar com seis radares fixos e três móveis que geram multas aos motoristas infratores, fiscalizando a velocidade dos veículos que trafegam nas vias públicas do município.
Segundo o secretário municipal José Maria Chiossi, os equipamentos de fiscalização eletrônica estão instalados em trechos onde a equipe técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário constatou o risco de acidentes e a incidência freqüente de desrespeito à sinalização de trânsito. Nas próximas semanas, a Avenida Tancredo Neves e a Avenida Castelo Branco também terão radares fixos monitorando as duas vias.
Os quatro radares fixos que já funcionam desde fevereiro estão instalados nos seguintes locais: Rua 14 com Avenida 11, nos dois sentidos da via, com velocidade máxima permitida de 50 km/h; na Rua 6 com avenidas M-21 e M-23, nos dois lados da via de entrada do bairro Cervezão, com velocidade máxima permitida de 40 km/h; na Rua 3-A entre avenidas 32-A e 34-A – próximo à Escola Batista Leme, com velocidade máxima permitida de 30 km/h; e na Avenida 40 com Rua 6, também nos dois lados da via, na região do bairro Santana, com velocidade máxima permitida de 40 km/h.
Os três radares móveis podem ser deslocados para diversos pontos do município. São equipamentos computadorizados, de alta performance e que utilizam um módulo de laser para medição da velocidade.