06 de agosto de 2010 Mobilidade Urbana e Sistema Viário

Terminal de ônibus ganha novas placas de sinalização

Terminal de ônibus circular na região central

A Prefeitura de Rio Claro concluiu a substituição de 18 placas de orientação para os usuários do terminal de ônibus circular que funciona na antiga Estação Ferroviária, região central do município.

O trabalho foi feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “Foram instaladas doze placas referentes aos pontos de parada de cada linha e seis placas da Lei Estadual Antifumo”, explica o diretor de Trânsito Luiz Carlos Luz.

As novas placas foram fabricadas em um material de alumínio composto chamado ACM, para terem maior durabilidade e resistência. As placas antigas eram confeccionadas em PVC e foram completamente destruídas por atos de vandalismos.

Sinalização de trânsito

A pasta também destaca outro trabalho importante que já teve início. A prefeitura está trabalhando na pré-marcação de sinais viários na Avenida Visconde do Rio Claro. O secretário de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, José Maria Chiossi, explica que todas as vias duplas com canteiro central terão a pintura de solo renovada. “Estamos utilizando a maquina de pintura de solo que adquirimos recentemente para dar mais agilidade a esse serviço”, comenta.

Esse trabalho acontece sempre entre as 22 e 5 horas para evitar transtornos e impedimento no tráfego de veículo na Avenida Visconde, uma das mais movimentadas de Rio Claro. Em próxima etapa, o departamento de trânsito fará a pintura de indicação de “Pare” nos cruzamentos.

Os técnicos do setor alertam, entretanto, que esses dispositivos colocados nas vias públicas apenas garantem fluidez de tráfego e segurança quando motoristas e pedestres respeitam a sinalização, as leis e a vida das demais pessoas que trafegam pelas ruas, avenidas e calçadas.