13 de abril de 2011 Mobilidade Urbana e Sistema Viário

Trânsito será interrompido em trecho da Avenida Rio Claro na segunda-feira, 18

A Avenida Visconde do Rio Claro, entre as ruas 13 e 14, será interditada na segunda-feira, 18, a partir das 7 horas, para que seja feita a retirada de quatro árvores naquele trecho.

O departamento municipal de trânsito orienta aos motoristas para que durante a interrupção façam o desvio pela rua 13, até a rua 2, seguindo dali para a rua 14. A Secretaria de Mobilidade Urbana pede aos motoristas que redobrem a atenção ao trafegarem pela região. Assim que o trabalho for concluído, o trânsito será liberado.

As quatro árvores que serão cortadas nesta segunda-feira, 18, são sibipirunas e estão localizadas na calçada da Avenida Visconde do Rio Claro, do lado direito da via, entre as Ruas 13 e 14. O corte já está autorizado pela prefeitura, em atendimento ao pedido feito pela empresa Supermercados Enxuto, que está concluindo sua nova loja no local, ocupando toda a quadra na esquina da Avenida Visconde com a Rua 14.

O corte justifica-se visto que as sibipirunas são árvores impróprias para a área urbana e suas raízes avançam sem controle, destruindo calçadas e, no caso específico do local, comprometendo inclusive os dutos que coletam águas pluviais. Além disso, as quatro árvores encontram-se justamente na frente das áreas de acesso ao supermercado pela Avenida Visconde do Rio Claro.

Esse argumento, aliado ao fato de que a empresa se comprometeu a compensar o corte das quatro sibipirunas, assumindo o plantio de 100 mudas de árvores próprias para a área urbana, em pontos da mesma avenida, a serem definidos pela prefeitura, foi determinante para que o município autorizasse os procedimentos.