A prefeitura de Rio Claro segue ampliando os mecanismos de controle e segurança no trânsito. A Avenida José Felício Castelano ganha em breve uma lombada eletrônica que vai fiscalizar a velocidade dos veículos nas proximidades de importantes serviços como o Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria, duas escolas municipais e a Unidade Básica de Saúde que atende aquela região.
A velocidade máxima permitida no trecho será 30 quilômetros por hora. Antes a redução de velocidade naquele ponto era feita por meio de uma antiga lombada física, que estava fora do padrão e foi retirada na segunda-feira (28) dentro do plano de eliminação das lombadas irregulares que o município realiza a partir de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em 2010. Desde então, mais de 50 lombadas irregulares foram tiradas das ruas e avenidas da cidade.
“As lombadas eletrônicas e radares são importantes instrumentos de auxílio, mas o tráfego seguro é fruto do engajamento direto da população e do respeito às leis e atenção à sinalização de trânsito”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, José Maria Chiossi, reforçando a solicitação para que todos façam sua parte.
O intenso tráfego na Felício Castelano também está relacionado à grande quantidade de estabelecimentos comerciais dispostos ao longo da via, onde também fica a Secretaria Municipal de Agricultura que recebe a Feira Corujão nas noites das quartas-feiras, com grande movimento de pessoas e veículos. Recentemente a prefeitura anunciou o recapeamento de toda a extensão da via, nos dois lados, em investimento de R$ 267 mil.
Lombadas
Embora o município não tenha implantado lombadas físicas a partir de 2009, a grande maioria das instaladas antes dessa data estava fora do padrão do Código de Trânsito Brasileiro. Por isso, o município está retirando pelo menos uma lombada por mês, especialmente as localizadas embaixo de semáforos, em ruas íngremes, próximas a curvas e em ruas com fluxo superior a 500 veículos por hora, entre outros critérios.