Grande público prestigiou a Black June, realizada em Rio Claro no sábado (14) e domingo. Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o evento, que é considerado a maior festa junina Black do interior paulista.
“A comunidade negra, especialmente, compareceu em grande número à festa, que também atraiu público de cidades da região, como Araras, Limeira, Piracicaba, São Carlos e Cordeirópolis”, comenta Kizie de Paula Aguiar, assessora municipal de Integração Racial. A assessora também destaca o cardápio variado apresentado nas barracas e as atrações musicais como fundamentais para o sucesso do evento.
A festa é realizada pela juventude negra e atualmente está integrada ao calendário oficial de eventos do município. A Black June é uma festa junina que começou pequena com um grupo de amigos do Bronx (ponto de encontro localizado no final da Avenida Ulysses Guimarães) e hoje é esperada por toda a comunidade negra e também pela população local.
Atrações musicais animaram os dois dias de festa, com destaque para as apresentações do sambista Márcio, ex-Art Popular, e do grupo de rap SNJ. Em 2013 cerca de 3.000 pessoas participaram dos dois dias de festa.
A festa faz parte do calendário de eventos do aniversário da cidade e contou com o apoio das secretarias de Cultura, Turismo, Educação, Obras e Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, além das assessorias de Integração Racial e Juventude. A Secretaria Estadual da Cultura, por meio das assessorias para Gêneros e Etnias e para o Hip Hop, disponibilizou para o evento a atração musical SNJ.