Os esforços da prefeitura para conter as enchentes nas imediações do Jardim Inocoop avançam com o início de mais uma etapa, nessa sexta-feira (22), das obras de drenagem naquela região.
Segundo o engenheiro Rodrigo da Costa Mussio, da Secretaria Municipal de Obras, nessa fase a frente de trabalho da empresa DRR começa a construção de mais um quilômetro de galerias de águas pluviais. As obras estão sendo executadas no sentido bairro-centro. A implantação da rede de drenagem está sendo feita até o ponto anterior ao trecho onde será implantado o projeto de alargamento do túnel Linner de 4,80m de diâmetro, sob a ferrovia da ALL (América Latina Logística), ponto considerado crítico e que faz o represamento das águas, provocando as enchentes na região.
A construtora DRR prevê que as obras de construção da rede de drenagem deverão ser concluídas em aproximadamente oito meses. O projeto completo na região do Inocoop deverá ser finalizado em dezembro de 2011 e está orçado em mais de R$ 19 milhões. Financiamento obtido no Ministério das Cidades, relativo ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinou R$ 18,6 milhões ao município.
Com a implantação de todo o projeto de drenagem e instalação de galerias pluviais, canalização do Córrego da Servidão e a construção da tubulação sob a ferrovia, a Prefeitura pretende elevar em 120% a capacidade de vazão do Córrego da Servidão, eliminando o problema das inundações que a região sofre há mais de vinte anos.