A primeira etapa das obras para conter a erosão no Jardim Esmeralda, em Rio Claro, está sendo finalizada. Nessa etapa está sendo implantada nova rede de galeria de águas pluviais. É uma rede dupla de 225 metros lineares de comprimento, feita com tubos de concreto armado de 1,20 de diâmetro, dez caixas de passagem e quatro bocas de lobo triplas. A implantação da infraestrutura básica teve inicio na segunda quinzena de abril e é feita em parceria entre a Secretaria Municipal de Obras e a concessionária Foz do Brasil, responsável pela operacionalização do sistema de esgoto no município.
O secretário de obras, Ivan Falcão De Domenico, explica que a erosão no trecho da rua 16 com avenida 11 do Jardim Esmeralda é antiga e vinha se agravando devido às fortes chuvas do início deste ano. Domenico destaca ainda que a execução dos serviços na área atingida é uma das prioridades do governo municipal. “Com a implantação da infraestrutura para conter o processo erosivo, a área terá condições de comportar novos projetos habitacionais que estão sendo projetados para Rio Claro”, esclarece.
A obra esta orçada em R$ 247.000,00, porém, com a parceria, o custo será reduzido em 40% para os cofres públicos. A Prefeitura está fornecendo os tubos fabricados pela Fábrica de Artefatos (Facua) e a empresa Foz do Brasil está executando o serviço de construção da rede, utilizando a mão de obra de empresa e os equipamentos necessários.